De comida popular à prato de rainha

Durante todo o século 19 os pizzaiolos, continuam a oferecer aos cidadãos novos tipos de pizzas, a todos os preços. ela havia se convertido num produto tão popular, tão conhecido, que até a aristocracia queria consumi-la. 

Em junho de 1889, Raffaele Esposito (marido da filha de Enrico Brandi), considerado o melhor pizzaiolo daquele tempo, foi convidado ao palácio real de capodimonte para preparar sua especialidade para os reis da Itália Umberto i de Sabóia e sua esposa, a rainha Margherita, que estavam de visita a Nápoles. 

Conta-se, que a rainha Margherita era especialmente exigente com a comida e não lhe agradavam paladares muito fortes. por isso, esposito, junto com Maria Giovanna, sua mulher, preparou 3 pizzas diferentes: uma com carne de porco, queijo e manjericão; outra com alho, azeite de oliva e tomates, e especialmente para a rainha com um toque patriótico ao prato – outra com as cores da bandeira italiana (vermelho, verde e branco), isto é, molho de tomate, mozarela e manjericão. 

A rainha gostou tanto desse último sabor de pizza que, através de seu mordomo chefe, enviou uma carta a Raffaele agradecendo. em sua homenagem, o pizzaiolo batizou a receita como pizza Margherita, nome sob o qual se tornou universalmente conhecida. com orgulho, a “pietro… e basta cosi” (que ainda existe, no mesmo local, com o nome de Antica Pizzeria Brandi) ostenta, até hoje, uma carta com a assinatura de “Dévot Galli Camillo”, chefe dos serviços de mesa da casa real”, em que este agradece à raffaele esposito, pelas pizzas preparadas para suas altezas reais.

A história virou notícia e se espalhou, junto com a receita, por toda a Itália. daí para o mundo foi um piscar de olhos. levada pelas mãos dos imigrantes, que partiam pra todas as partes do mundo, o século 20 viu a pizza conquistar os palácios da europa, as américas, o japão e, enfim, tornar-se um patrimônio gastronômico de toda a humanidade. 

Embora a origem da pizza, como hoje é conhecida, seja italiana. os grandes devoradores desse produto ficam do outro lado do oceano. os dois países que mais consomem pizza no mundo são respectivamente: EUA e Brasil, com destaque para as cidades de Nova Iorque, São Paulo e Atibaia.

Comment

Be the first one who leave the comment.

Deixe uma resposta