Brasil

A pizza chegou ao Brasil por São Paulo, também pelas mãos dos primeiros imigrantes italianos que, no final do século 19,desembarcaram no porto de santos. chegou e ficou. 

O bairro paulistano do Braz foi o berço das primeiras pizzarias do Brasil. acredita-se que o primeiro pizzaiolo estabelecido na cidade de São Paulo tenha sido o napolitano Carmino Corvino, o Dom Carmeniélo, dono da já extinta cantina Santa Genoveva, instalada na esquina da Avenida Rangel Pestana com a Rua Monsenhor Anacleto, inaugurada em 1910. 

Mas antes mesmo da existência das pizzarias por aqui, a pizza já era consumida pelas ruas, como um lanche, a qualquer hora do dia. eram vendidas, como na Itália, por garotos que carregavam pequenas estufas de cobre, como tambores, cheios de pizzas pré-preparadas que eram mantidas quentes por brasas de carvão.

Apesar de ter chegado por aqui no século 19, através dos imigrantes italianos, a pizza assim como a cidade, aceitou influência de outras raças. nos anos 20, surgiram os primeiros pizzaiolos de origem não-italiana que incluíram o tempero de seus países ou regiões ao prato. 

Em outra esquina da região do Brás – na da Celso Garcia com a Bresser -, o habilidoso confeiteiro espanhol valentim ruiz fez fama na padaria santa cruz como pizzaiolo e como mestre de futuros profissionais. Giovanni Tussato, o lendário Babbo, que hoje dá nome a algumas casas da cidade, foi um deles. Hoje, 80% dos pizzaiolos da cidade são nordestinos. 

A mais antiga pizzaria ainda em funcionamento, a castelões, foi fundada em 1924 e mantém em seu cardápio, até hoje, as mesmas pizzas com borda alta e massa grossa. 

A partir dos anos 50, as pizzarias se disseminaram por todo o Brasil, e a pizza é hoje consumida de norte a sul do país, já fazendo parte do cardápio tradicional dos paulistanos, paulistas e da maioria dos brasileiros. 

De acordo com o sindicato de hotéis, restaurantes, bares e similares de são paulo, atualmente, são consumidas cerca de 45 milhões de pizzas por mês na grande São Paulo – incluindo aí as entregues em casa. existem hoje, em São Paulo, cerca de 6,5 mil pizzarias, lanchonetes e padarias onde o paulistano pode saborear uma redonda.

Comment

Be the first one who leave the comment.

Deixe uma resposta